Shitake na manteiga
Sabe aqueles pratos que fazem a refeição especial não importa a ocasião? Esse é um deles! Certamente, um dos preferidos da turma aqui em casa! É uma combinação de sabor, cheiro e textura inacreditável e como se não bastasse, é ainda muito, muito fácil de fazer!!!
Sirva como acompanhamento para carne, frango ou peixe, ou como prato principal para uma refeição vegetariana (veja variações).
Ingredientes:
(Para 4 pessoas)
1 cebola pequena cortada em tiras
2 dentes de alho
200 g de moyashi ou broto de feijão
1 bandeja de 200 g de shitake lavado e cortado em tiras
2 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de manteiga
Uma pitadinha de sal, outra do seu temperinho genérico favorito e cebolinha verde a gosto
Modo de fazer:
Doure a cebola e o alho num filete de azeite. Acrescente o moyashi e deixe cozinhar por 2 min ou até que diminua um pouco o volume. Adicione os outros ingredientes e cozinhe por mais 2 minutinhos.
Verifique o sal, salpique cebolinha verde e sirva com arroz branco.
Variações:
* Este prato fica perfeito com camarão. Nossa, cheguei a suspirar kkkkk tempere o camarão com alho e sal. Pré-aqueça uma frigideira antiaderente no fogo alto, unte com um filete de azeite e passe o camarão na hora de servir – 2 minutos de cada lado. Misture ao molho já pronto e aquecido e sirva.
* O mesmo processo serve para adicionar tiras de peito de frango ou carne. Lembre-se de escolher uma carne para bife, macia.
* Também fica uma delícia com brócolis e/ou couve-flor. Corte em pedaços pequenos, no máximo 3 ou 4 cm (2 dedos). A couve-flor demora mais para cozinhar, então adicione logo depois da cebola e deixe cozinhar por dois minutinhos antes de acrescentar o shitake. O brócolis deve ser adicionado quase no final pois cozinha muito rápido.
Bom apetite!!! 🙂