Os segredos dos brócolis!
Eu adoro brócolis! Eles têm um verde vivo, vibrante, encantador! A sua forma em flor traz uma certa delicadeza para o prato! Tudo isso combinado a um sabor suave, mas único faz dos brócolis um ingrediente que se presta a vários tipos de preparação!
Segundo o site Brasil Escola:
“É rico em cálcio, ferro, fibras, fitoquímicos, vitamina A e C, potássio e folacin. Os brócolis previnem alguns tipos de câncer, doenças cardíacas, osteoporose, úlceras, mutações malignas nas células, gastrite, prisão de ventre, colesterol, melhora a imunidade, é calmante, purificador do sangue, diurético, melhora os ossos e os dentes e ainda combate inflamações.”
Tudo de bom! E ainda melhora…….. 😉
“Mesmo com todos os nutrientes que oferece, os brócolis são imensamente pobres de calorias, 100 gramas de brócolis têm 36 calorias.”
Ao comprar, cuide para que estejam verdes e firmes.
Os brócolis têm duas partes distintas, igualmente interessantes para consumo que são as flores e o caule. Geralmente lavo o maço, corto as flores com um pedacinho do caule e depois descasco e corto o caule restante. Outras vezes, uso as flores e o caule em pratos separados.
As folhas também são muito saborosas quando novas. Lave, corte e use da mesma forma que usaria folhas de couve.
Os brócolis podem ser usados crus (em saladas ou aperitivo com algum molho) ou cozidos.
O cozimento pode ser feito:
- Na água – com sal. Este é o procedimento menos aconselhável já que a maioria dos ingredientes vai embora com a água. Se este for o método escolhido, procure usar a água escorrida em outro prato como arroz ou sopas.
- No vapor – muito saudável pois mantém os nutrientes do alimento.
- No microondas – num pote de vidro com pouca água e sal a gosto. Deixe na potência máxima por quatro minutos. Experimente e se necessário, deixe mais um minuto na potência máxima.
- Na frigideira – com azeite de oliva bem quente, sal e alho frito. Hummmm…..
- Ou diretamente no cozimento do prato – procure sempre adicionar os brócolis nos últimos 5 minutos de cozimento do prato.
O mais importante é observar o ponto de cozimento, que é bem específico! Os brócolis devem ser cozidos, mas “al dente”. Desta forma eles mantém a sua cor, forma e sabor.
Este ingrediente tem um período de validade especialmente curto. Sempre que possível, use com um ou dois dias depois de comprado. Para estender este prazo, você pode fazer um “branqueamento” e congelar ou deixar na geladeira por mais alguns dias.
Branqueamento – lave os brócolis e corte no tamanho desejado. Cozinhe em água fervente por cinco minutos. Escorra a água quente e coloque-os em uma bacia com água gelada. Deixe descansar por um minuto e escorra bem.
Use e abuse deste ingrediente, trazendo saúde, sabor e beleza para o seu dia a dia!
4 Comentários
lindi
Muito boas dicas! Adorei!
Patricia Errera
Que bom que gostou 😉
Patricia
Bom saber, vou experimentar! Depois te conto, Elizete!!! Obrigada
Elizete Pires
Qdo cozinhar colocar uma pitada de açúcar, deixa a cor do verde mais intenso!