Chips de batata doce ASSADA
Ontem fui fazer o almoço e vi que havia deixado 3 batatas doces orgânicas num prato na bancada da cozinha. Eu olhei pra elas, elas olharam pra mim e concluímos que era chegada a hora 😉
Pensei em todas as formas que costumo fazer batata doce e todas me pareceram assim meio old news! (notícia antiga)
Resolvi fazer bem fininha em forma de chips e assar no papel alumínio.
Como nunca tinha visto uma receita, (imagino que existam várias!) resolvi encarar e desbravar o caminho com as minhas próprias experiências!!
Lavei bem as batatas com uma escovinha, ralei em forma de chips e deixei de molho numa bacia d’água, ainda meio sem saber o que estava fazendo.
Forrei uma forma bem grande (acredite, elas rendem!!!) e untei o alumínio com uma camada beeeeem fininha de manteiga.
Escorri a água das batatas, centrifuguei no centrifugador de saladas, sequei um pouquinho mais com o papel toalha e coloquei de volta na bacia já lavada e seca.
Aí foi só colocar um filetinho de azeite de oliva (para sabor) e misturar ervas e sal a gosto.
Espalhei na forma preparada tomando cuidado para colocar as batatas espalhadas em apenas uma camada. Elas podem se encostar, mas não devem ficar grudadas umas sobre as outras.
Levei ao forno em temperatura média até dourar.
Não é que deu certo??
Ficou muuuito gostosa, sequinha e crocante!!! A criançada disputou como se fosse batata frita kkk
Com três batatas de tamanho médio/grande, você provavelmente terá que fazer várias fornadas. Novamente, elas rendem bastante! Como são fininhas, elas assam até rápido, mas se preferir, dá pra colocar em várias formas no forno ao mesmo tempo!
Relembrando, os procedimentos básicos são:
- Lavar
- Ralar
- secar
- temperar
- Assar
Só isso!!! Aproveite 🙂
A melhor notícia é que além de ficarem suuuper crocantes, congelam maravilhosamente bem (eu testei!) e vão facilmente do aperitivo com os amigos, passam por seu lanchinho FIT do meio da tarde e desembarcam diretamente na lancheira da criançada!! Tudo isso com muita saúde, sabor e é claro, um certo charme descolado 🙂
Batata doce:
Deu pra perceber que eu ADOREI fotografar essa batata???
Beijos e até depois!
Patricia