Risoto de Palmito Pupunha, Camarão Seco e Limão
Ontem foi um dia suuuuuper corrido e tenho que confessar que cheguei na cozinha ao meio dia, sem nem ideia do que fazer pro almoço! Aqui em casa, nós temos de 20 a 30 minutos pra almoçar com a família reunida, com calma, todos os dias, então não pode atrasar!!!
Pra piorar a minha situação, eu não tinha ido ao verdureiro e estava bem sem opção! Nessas horas, a minha salvação sempre está no freezer!!!
Solução: um risoto de palmito pupunha, com palmito descongelado diretamente no cozimento. Na geladeira, tinha cebola e alho já picadinhos desde o inicio da semana, então seria rapidinho!
Procurei caldo de frango caseiro congelado e tinha acabado, então coloquei água mesmo pra ferver e comecei o processo.
Lá pelo meio do caminho, achei que estava meio sem graça e comecei a procurar por outros sabores. Encontrei o camarão seco que trouxe de uma viagem, perfeito!!!! O leite de coco também havia acabado kkkkk mas dei de cara com um limão e uma luzinha brilhou, isso!!!! Hummmmm….. o sabor que faltava era levemente cítrico!
Estou contando tudo isso, porque por mais que ame organização e receitas, eu não consigo seguir receitas todo dia e organização sempre falha aqui ou ali.
No dia a dia eu amo cozinhar sem destino certo, com o que eu tenho à mão, experimentando os sabores e seguindo o meu paladar! Desta forma, eu encontro prazer em cozinhar até na correria e sirvo pra minha família o que eu fiz com amor, sem nenhum tipo de sofrimento envolvido!!!
A criançada adorou e começou o “é isso que eu quero de jantar”, “eu também” kkkkk
Instruções:
Foi tudo feito no olho, mas as medidas estão bem próximas das quantidades utilizadas!
Ingredientes para 4 pessoas:
1 colher de sopa de óleo de cozinha
1 cebola pequena e 2 dentes de alho picadinhos
1 xícara de chá de arroz agulhinha (era o que eu tinha, mas arbóreo também serve kkk)
1 xícara de palmito pupunha picadinho
1/2 cubo de caldo de vegetais
1/4 de xícara de camarão seco
Molho de pimenta, tempero completo, sal e/ou mix de ervas secas a gosto
Para finalizar:
Casca ralada de um limão
1 colher de sopa de suco de limão ou a gosto
1 colher de sopa de manteiga (opcional)
Ervas frescas (eu usei coentro), queijo parmesão e azeite de oliva
Modo de fazer:
Refogue a cebola e o alho no óleo, adicione o arroz e mexa por alguns minutos. Acrescente o palmito, o camarão e os temperos, mexa por mais alguns minutos e cubra com água quente.
* Importante mexer bastante para que fique cremoso, principalmente por ser arroz agulhinha.
Vá acrescentando água como necessário até que o arroz esteja cozido, mas ainda ao dente, sempre mexendo bem depois de cada adição de água.
Finalize e sirva!
Bom apetite!!! 🙂
PS.:A receita está longe de ser um guia rígido, deixe a sua intuição falar mais alto e mude o que quiser para fazer do seu jeitinho!!!